Geoplano
<>

O Geoplano, que vamos construir, consiste em um pedaço de madeira quadrado de mais ou menos vinte centímetros de lado em que são pregadas fileiras de seis por seis pregos.Esse valor varia de acordo com a distância deixada entre cada prego. Para isso, fazemos uma malha quadriculada de cinco por cinco quadrados, que servirão de guia para pregar os pregos. Cada prego fica localizado em uma intersecção entre duas linhas da malha quadriculada.
Aos construir o Geoplano, é possível trabalhar sobre retas paralelas e perpendiculares a partir da construção da malha quadriculada. Ao manusear os atilhos pelo Geoplano trabalhamos o  conceito de homotetia, em que desenhamos uma mesma figura em escalas diferentes, respeitando as relações entre seus lados. Essa atividade parece simples, porem a partir delas podemos trabalhar noções sobre proporcionalidade.  Além disso, é possível explorar através do Geoplano conceitos sobre perímetro, área, conservação de perímetro em figuras que preservem sua medida linear. E não esquecendo o trabalho com as quatro operações primarias e ainda soma de frações.

 

 

Como construir o geoplano

Os materiais necessários são:

  • Um pedaço de madeira de aproximadamente 20 centímetros;

  • Régua, lápis e tesoura;

  • Martelo e pregos.

Como construir passo a passo um geoplano:

1. Cortar uma folha quadrada de aproximadamente vinte centímetros;

2. Fazer nove linhas horizontais e nove verticais, com dois centímetros de espaço entre cada linha resultando em uma malha quadriculada;

3. Posicionar a malha sobre a madeira, e pregar um prego sobre cada intersecção das linhas;

4. Pronto, agora é só usar os atilhos para explorar o geoplano.

Atividade do Curso de 2011 - Matematicando: a gente aprende brincando

 

Clique aqui para visitar o pbworks do curso

 

Creative Commons License
A interpretação da divisão por MDMat é licenciado sob Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Brasil License.